Tuesday, July 09, 2013

PROJETO ANUAL “EU CUIDO, VOCÊ CUIDA E A NATUREZA AGRADECE”

PROJETO ANUAL “EU CUIDO, VOCÊ CUIDA E A NATUREZA AGRADECE”

Esse projeto está sendo realizado na Escola Municipal Ramiro Bueno da Rocha, localizada na Praia do Ervino em São Francisco do Sul, por todo corpo docente da escola junto com os alunos. O objetivo do nosso projeto de sustentabilidade é de ajudar os alunos a construírem uma consciência global das questões relativas ao meio ambiente para que possam assumir posições afinadas com os valores referentes à sua proteção e melhoria. Para isso é importante que possam atribuir significado àquilo que aprendem sobre a questão ambiental. E esse significado é resultado da ligação que o aluno estabelece entre o que aprende e a sua realidade cotidiana, da possibilidade de estabelecer ligações entre o que aprende e o que já conhece, e também da possibilidade de utilizar conhecimento em outras situações. A perspectiva ambiental oferece instrumentos para que o aluno possa compreender problemas que afetam a sua vida, a de sua comunidade, e de seu país e a do planeta. Muitas das questões políticas, econômicas e sociais são permeadas por elementos diretamente ligados à questão ambiental. Nesse sentido, as situações de ensino devem se organizar de forma a proporcionar oportunidades para que o aluno possa utilizar o conhecimento sobre o Ambiente para compreender a sua realidade e atuar sobre ela. 

            O Projeto teve início na semana do aniversário de São Francisco do Sul, onde realizamos um passeio para o Museu do Mar, Museu Histórico, Praia do Mota e Centro histórico no centro de São Francisco do Sul. Dando sequência, realizamos uma caminhada na conhecida trilha do rei, no parque Acarai chegando ao famoso Sambaqui, onde as crianças puderam ter contato com a natureza preservada.
Nessa nova etapa, 02 de julho de 2013, realizamos o passeio no Projeto da ArcelorMittal “Verde com Vida.”, onde as crianças puderam andar pela trilha e conhecer algumas características da vida dos animais nessa área preservada e a mata nativa.

No dia 04 de julho de 2013, realizamos o plantio de uma muda de pau-brasil em nossa escola, onde conhecemos um pouco mais sobre a história dessa árvore tão importante e de características única, que vem valorizando a mata brasileira a muitos anos. Contamos com a ilustre presença de um morador da comunidade Srº Paulo Luckow, que nos ajudou e ensinou sobre o plantio dessa árvore e como cultivá-la. Com o plantio do pau- brasil deu-se início uma nova etapa em nossa escola.  





Compartilhe essa ideia!

No comments: